Departamento de Física

PUC-Rio

 

 

A escola

 

Esta é a primeira edição de uma Escola de Física na PUC-Rio.  Este evento é destinado principalmente a estudantes do último ano da graduação e recém graduados em Física ou áreas correlatas (Engenharias, Matemática, Informática, Astronomia, Química, etc.), assim como também a estudantes no início da pós-graduação em Física.

A escola está destinada não somente a estudantes da PUC-Rio, mas também a estudantes de todo o Brasil e de outros países latino-americanos.

O evento terá lugar no Departamento de Física da PUC-Rio. 

 

OBJETIVOS

A Física é a ciência que estuda os fenômenos e estruturas mais fundamentais da natureza, tentando descrevê-los sob a forma de leis o mais gerais possível. O avanço da Física moderna tem proporcionado ao homem um maior entendimento e controle de processos fundamentais da natureza. Isto permitiu o desenvolvimento de novas tecnologias baseadas em modernas técnicas computacionais, no desenvolvimento de novas técnicas de caracterização, assim como no desenvolvimento de novos materiais. Adicionalmente, o estudo da Física fornece uma série de ferramentas básicas para a formação de profissionais que atuam em diversas áreas do conhecimento técnico-científico. Assim, o conhecimento da Física é muito importante no mundo de hoje, tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento como o Brasil.

Os rápidos avanços da Física moderna fazem com que a formação básica dos cursos de graduação e pós-graduação deva ser sempre complementada e atualizada. Portanto, para o melhor exercício de suas atividades profissionais em áreas como ensino, pesquisa, e desenvolvimento, há a necessidade de se apresentar de maneira concisa e integrada todos os avanços e desenvolvimentos recentes da física moderna para profissionais da área tecnológica. Com o intuito de preencher essa necessidade, a Escola de verão do Departamento de Física da PUC-Rio pretende fornecer, através de mini-cursos e colóquios, uma visão moderna e atualizada dos desenvolvimentos recentes da Física.

Os mini-cursos e seminários que serão oferecidos visam apresentar um amplo espectro de tópicos de fronteira em Física que são objeto de pesquisa, não somente na PUC-Rio como no país e no mundo. As aulas serão ministradas por professores-pesquisadores do próprio Departamento de Física, com experiência  na sua área de pesquisa. Assim, a escola contribuirá para o aperfeiçoamento e preparação de estudantes graduados para o seu futuro ou incipiente ingresso em cursos de pós-graduação em Física, ampliando e atualizando as suas perspectivas.

Esta escola tem como público alvo estudantes de final de graduação e de início de pós-graduação, dos diversos cursos da área tecnológica. Pretendemos atrair estudantes de todo o Brasil assim como prevemos a participação de alunos de outros países da América Latina.

Acreditamos que a Escola de Verão do Departamento de Física da PUC-Rio contribuirá para o aperfeiçoamento e preparação de estudantes graduados e recém graduados em cursos da área tecnológica, ampliando e atualizando as suas perspectivas profissionais, auxiliando desta forma seu ingresso em cursos de pós-graduação.

Em próximas edições pretendemos ampliar o público alvo, adicionalmente contribuindo para a divulgação do conhecimento cientifico na área de Física.